SHEILA

segunda-feira, janeiro 08, 2007

ECS-9 Relato final postado no blog colaborativo.

:: Grupo B
COMPONENTES DO GRUPO:
Aline Leal

CláudiaCosta
Cristiane Diel
Elizabete Neto
Grasiela Birk
Iris Dias
Sheila de Oliveira


Educação, formação e trabalho

Não há conhecimento de referências separadas sobre educação e ensino de Marx e Engels, porém, existem análises que surgiram em meio às críticas feitas por eles ao capitalismo. Na realidade falaram em educação pois era um tema inevitável se tratando de igualdade de classes.
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A temática da educação surge a partir da discussão sobre a divisão do trabalho. As condições materiais do mundo permitem desenvolver de maneira igual uma totalidade de qualidades. Porém, a divisão do trabalho leva o indivíduo a se entregar apenas a uma paixão reprimindo o desenvolvimento de suas faculdades criadoras.
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A atividade em sociedade, com os outros, é um modo de apropriação da vida humana.O desenvolvimento local ou universal , a medida que se ultrapassam os limites porque se deixam aprisionar ,depende da evolução e da participação do indivíduo na sociedade. O capitalismo transforma o ter em necessidade primária da vida do indivíduo, transformando-o em um ser egoísta e mais preocupado com o seu bem-estar que com o bem-estar da sociedade como um todo. É comum vermos exclusão por parte principalmente de adolescentes por causa de marcas famosas e caras. Se você não tem, não faz parte do grupo. O capital começa por fazer prisioneiro o progresso histórico e o coloca a serviço da riqueza.
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Os autores ressaltam que é necessário ser ao invés de ter e que para isso é preciso formar indivíduos integralmente: indivíduos transformadores que pensam, agem, interferem na realidade, fazem a diferença e que pensam no coletivo. Essa seria a forma de Educação para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.
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Podemos vivenciar claramente a educação capitalista que vivemos. É notável a importância dada aos estudos e à formação apenas para uma melhor colocação profissional, mesmo que essa colocação não seja efetivamente aquela que traz a realização profissional. Se observarmos os concursos vestibulares percebemos o quanto o status de algumas profissões tornam competidas as vagas a determinados cursos. Diversas vezes o adolescente nem demonstra interesse em ser médico e acaba optando pela Medicina apenas por acreditar na boa remuneração que terá.
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Podemos ainda perceber, quanto ao ter sobrepondo-se ao ser, o abandono das crianças por seus pais. Os adultos trabalham todo o tempo possível com o argumento de poder dar melhores condições a seus filhos. No entanto o que vemos são crianças cada vez mais carentes de afeto, atenção e carinho familiar.

O capítulo trata da importância da prática na vida humana. Tudo é muito bonito quando está no papel (teoria), mas será que é possível preservar essa beleza na prática?
O processo de transformar a teoria em prática é algo bastante complicado também na educação. Isso porque depende muito do educador e que este se auto-avalie e perceba em primeiro lugar sua própria educação.
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Essa divergência entre teoria e prática também pode ser encontrada na sociedade, antiga e atual, onde temos, por exemplo, políticas públicas maravilhosas (em documento) e que na prática não chegam a render a metade que prometem.
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Vale a pena ressaltar então a influência que o indivíduo tem sob o meio em que vive. Meio este, que torna o desenvolvimento do homem unilateral, através de regras, leis , modos de vida, etc., que vão sendo impostos a quem vive nesta sociedade.
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VAMOS REFLETIR...
• Até onde nós, como cidadãos e educadores, devemos seguir ou não esses conceitos e conteúdos que a sociedade nos impõe? Como identificar o que realmente é indispensável?
• Será que vale a pena passarmos a nossa vida procurando maneiras de ganhar dinheiro para tentar suprir a falta que a nossa presença em casa faz?
• Ou ainda, as nossas escolas estão realmente preocupadas em formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e colaborativos com o coletivo?
• Como começar e o que fazer para que a realização profissional ser mais importante que o status em nossa sociedade?

Essas são dúvidas que devem ser resolvidas por nós mesmos, como seres humanos e não pela nossa conciência

Vale a pena parar para pensar?
as idéias não são novas,
a realidade é que permanece a mesma!