SHEILA

domingo, outubro 29, 2006

Atividade 6-ECS




Na minha escola, há momentos em que os papéis se invertem, o Diretor é o dominado e sede aos caprichos dos seus simpatizantes e fieis escudeiros de campanha. Há poucos dias duas colegas com turmas de 1ª série perderam a unidocencia, gratificação de cento e vinte nove reais, pelo mesmo motivo, ambas estavam com um aluno a menos do número necessário para ganhar a gratificação.
Situação delicada, uma vez que o nosso salário é tão baixo. O que se fazer então?
Passado alguns dias surge uma nova matricula para a 1ª série, e uma delas teve sua unidocencia de volta. No entanto, o critério utilizado para escolher quem seria não foi justo,a colega com vinte anos de magistério perdeu para a outra com menos tempo de serviço, mas bem quista pela equipe diretiva por ser submissa .Esse tipo de atitude causa o descontentamento de muitos educadores.
A questão da hierarquia é cobrada, as normas devem ser cumpridas rigorosamente, por exemplo, por causa de experiências negativas em festas nas turmas de 5ª a 8 séries, ficou decidido, que poderia ser realizada apenas uma festa de encerramento no final de ano.Quando iniciei na escola esta norma já vigorava. Em 2006 meus alunos fizeram uma festa surpresa de aniversário para mim ,eu fiquei muito feliz! A festa transcorria normalmente, quando a supervisora, veio cobrar de meus alunos, por que não haviam comunicado a direção. Confesso que fiquei constrangida, pois a atitude deles foi nobre, organizaram tudo sozinhos, os comes e bebes e as homenagens.Tiveram uma boa intenção e naquele momento estavam sendo censurados.Que tipos de erro cometeram? Tomaram uma decisão sem comunicar a direção, teriam que ter pedido o consentimento. No fundo eu sei por que não pediram permissão ,em maio deste mesmo ano quando a professora estagiária concluiu seu estágio, eu e meus alunos queríamos fazer uma festa de despedida para ela, mas a supervisora influenciando a equipe diretiva não permitiu. Esse tipo atitude demonstra como são as
relações com o poder na escola. Neste caso uma relação autoritária e de controle.
Abraços
Sheila

3 Comments:

At 11:54 AM, Blogger Marcia Martins said...

Oi Sheila! Nossa é muito complicado trabalhar numa escola assim...Confesso que já vivenciei esses fatos com outra direção,mas graças à Deus,ela já saiu. Realmente essa é uma dominação mais do que tradicional. Bjs!

 
At 12:20 PM, Blogger Roselaine da Mota Zanette said...

Sheila:
Acredito que devamos defender nossas idéias. Principalmente quando elas dizem respeito ao sentimento de todos os envolvidos. Deve ter um momento em que vocês possam colocar esses descontentamentos. Um momento de avaliação. Por mais que algumas gestões de escola pensem o contrário, as escolas mudaram, as necessidades e as pessoas nelas envolvidas, também. Nós devemos nos mobilizar e refletir sobre essas mudanças. Não desista, colega. "Quem sabe faz a hora...".Convido-a a ler a minha atividade ECS 6, postando seu comentário no endereço "http://tukezanette.blogspot.com" . Beijos!
Roselaine

 
At 2:56 PM, Blogger Inês Cristina said...

Oi Scheila! Adorei teu comentário no meu blog.
Quando li teu texto fiquei assustada com tanto abuso de poder e a democracia onde está?
Espero que as coisas melhorem em tua escola. Beijos!

 

Postar um comentário

<< Home