SHEILA

domingo, novembro 26, 2006

ECS 9



Lendo Marx e Engels entendi que as condições materiais do mundo permitem desenvolver de maneira igual uma totalidade de qualidades.Porém a divisão do trabalho leva a entregar-se a apenas uma paixão.As circunstâncias em que este indivíduo evolui influenciam no seu desenvolvimento que pode ser unilateral,,desenvolvimento de uma qualidade apenas, ou seja, mutilado.No que se refere ao pensamento é determinado pela individualidadecomo também pelas condições em que se vive.Quando o indivíduo exerce atividades diversas e tem uma vida multiforme,o pensamento assume o mesmo caráter de universalidade que todos os passos dados pelo indivíduo.A atividade em sociedade, com os outros, é um modo de apropriação da vida humana.O desenvolvimento local ou universal , a medida que se ultrapassam os limites porque se deixam aprisionar ,depende da evolução e da participação do indivíduo na sociedade. O ESTADO , representa o público , ele é o mediador entre o homem e a liberdade,ele generaliza anula a seu modo as diferenças.A RELIGIÃO representa o privado .O indivíduo vivendo na comunidade política é considerado um ser coletivo ,já vivendo na sociedade civil atua como particular.A evolução histórica e política , a arte , a ciência ,etc., se desenvolvem nas altas esferas acima dessa massa trabalhadora .O capital começa por fazer prisioneiro o progresso histórico eo coloca a serviço da riqueza.Os autores ressaltam que o trabalho,em suas formas históricas escravidão, servidão e assalariado não deixa de ser repugnante , porque é trabalho forçado,imposto a partir do exterior e frente ao qual o não trabalho é “liberdade e felicidade”.
Este texto foi postado no Pbwik dia 20/11 http://peadsaoleopoldo.pbwiki.com/Grupo%20B-%20Atividade%20ECS%209
Sheila

1 Comments:

At 4:41 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Sheila

Se pensarmos no trabalho em linha de montagem, como na indústria automobilística, por exemplo, pode-se pensar que a atividade cotidiana de fixar o mesmo parafuso na mesma peça pode ser comparada a dar o mesmo tipo de aula todos os dias, 'formar' ou 'formatar' crianças usando a mesma forma?

Isso é um assunto interessante de se pensar juntando às nossas leituras, a leitura de Paulo Freire.

abraço,
Suzana
abraço,
Suzana

 

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