SHEILA

segunda-feira, outubro 30, 2006

Atividade 7-ECS


Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Em 1844, foi começo de uma amizade íntima que duraria a vida toda ,conheceu em Paris Friedrich Engels, filósofo alemão,que nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895, filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha0. Engel era protetor e principal colaborador de Marx das teorias do materialismo histórico, desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista.
Marx e Engels publicaram o folheto
O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada de marxismo. Com base no socialismo chamado “utópico” dos franceses, da filosofia clássica alemã (em particular o materialismo de Feuerbach e a dialética de Hegel) e a economia clássica inglesa construiu o MATERIALISMO DIALÉTICO, filosofia voltada não apenas à ascensão da classe trabalhadora ao poder, mas à libertação de toda a espécie humana de toda a classe de opressão e exploração.
Em que contexto histórico vivem? Europa, final da Idade Média, crise do Modo de Produção Feudal. Classicamente, se diz que o Modo de Produção entrou em contradição com os interesses das Forças Produtivas. Naquele caso, embora a densidade demográfica crescesse assustadoramente, de nada adiantava produzir mais porque o excedente não iria para aqueles deles necessitados; iria engordar ainda mais os cofres da Nobreza... O capitalismo era como um pequenino câncer que surgiu no final da sociedade feudal. Foi crescendo, crescendo e hoje, a burguesia e seus interesses comerciais se sobrepõem ao ser humano numa infecção que contamina todo o planeta.Era fundamental reorganizar a sociedade de maneira a que os novos donos da riqueza fossem também os donos do poder. Surge uma nova religião para reforçar uma ética mais consentânea com os tempos cambiantes: surge o
protestantismo.
Com quem eles debatem? Marx e Engel debatem com a burguesia que tem seus representantes, o filósofo Augusto Comte e a ” e o Discípulo genial de Comte, Émile Durkheim. Eles criaram um sistema “científico” voltado a conciliar o inconciliável: a Luta de Classes. Olvidando totalmente a existência concreta de interesses antagônicos na Sociedade Burguesa, a Luta de Classes, busca integrar a todos em torno do ideal ou meta burguesa – “integralismo”, por sinal, tem esta raiz... –; crescendo por etapas ou degraus seria possível chegar-se a uma precisão “científica”, não filosófica, acerca da sociedade e do ser do homem. Os positivistas contemporâneos, que já percebem as falhas do positivismo clássico, mantêm suas mesmas raízes, suas mesmas motivações – “conciliar Capital e Trabalho”, “que os ricos sejam mais ricos para que, através deles os pobres sejam menos pobres”, e outras idiotices só críveis porque repetidas em altos brados e ad nauseam...
O que eles debatem? A
LUTA DE CLASSES Pretendendo caracterizar não apenas uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia, a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico. Haveria, segundo a concepção marxista, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes, como deixa bem clara a primeira frase do primeiro capítulo d’O Manifesto Comunista. Classes essas que, para Engels são "os produtos das relações econômicas de sua época". Assim apesar das diversidades aparentes, escravidão, servidão e capitalismo seriam essencialmente etapas sucessivas de um processo único. A base da sociedade é a produção econômica. Sobre esta base econômica se ergue uma superestrutura, um estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas. Marx queria a inversão da pirâmide social, ou seja, pondo no poder a maioria, os proletários, que seria a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade, socialista.
Abraços
Sheila

1 Comments:

At 7:39 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Sheila

Ficou muito boa a tua síntese das idéias de marx e Engels, bem como, a contextualização de sua época. Vi que estás trabalhando em hipertexto e isso enriquece muito a tua construção.
abraço,
Suzana Gutierrez

 

Postar um comentário

<< Home