SHEILA

segunda-feira, janeiro 08, 2007

ECS 9-Versão inicial postada no blog colaborativo

:: Versão Inicial Grupo B



Educação Formação e Trabalho

Não há conhecimento de referências separadas sobre educação e ensino de Marx e Engels, porém, existem análises que surgiram em meio às críticas feitas por eles ao capitalismo. Na realidade falaram em educação pois era um tema inevitável se tratando de igualdade de classes.A temática da educação surge a partir da discussão sobre a divisão do trabalho. As condições materiais do mundo permitem desenvolver de maneira igual uma totalidade de qualidades. Porém, a divisão do trabalho leva o indivíduo a se entregar apenas a uma paixão reprimindo o desenvolvimento de sua s faculdades criadoras..A atividade em sociedade, com os outros, é um modo de apropriação da vida humana.O desenvolvimento local ou universal , a medida que se ultrapassam os limites porque se deixam aprisionar ,depende da evolução e da participação do indivíduo na sociedade. O capitalismo transforma o ?ter? em necessidade primária da vida do indivíduo, transformando-o em um ser egoísta e mais preocupado com o seu bem-estar que com o bem-estar da sociedade como um todo. O capital começa por fazer prisioneiro o progresso histórico e o coloca a serviço da riqueza.Os autores ressaltam que é necessário ?ser? ao invés de ?ter? e que para isso é preciso formar indivíduos integralmente: indivíduos transformadores que pensam, agem, interferem na realidade, fazem a diferença e que pensam no coletivo. Essa seria a forma de Educação para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.Podemos vivenciar claramente a educação capitalista que vivemos. É notável a import ância dada aos estudos e à formação apenas para uma melhor colocação profissional, mesmo que essa colocação não seja efetivamente aquela que traz a realização profissional.Se observarmos os concursos vestibulares percebemos o quanto o ?status? de algumas profissões tornam competidas as vagas a determinados cursos. Diversas vezes o adolescente nem demonstra interesse em ser médico e acaba optando pela Medicina apenas por acreditar na boa remuneração que terá..Podemos ainda perceber, quanto ao ter sobrepondo-se ao ser, o abandono das crianças por seus pais. Os adultos trabalham todo o tempo possível com o argumento de poder dar melhores condições a seus filhos. No entanto o que vemos são crianças cada vez mais carentes de afeto, atenção e carinho familiar.Será que vale a pena passarmos a nossa vida procurando maneiras de ganhar dinheiro para tentar suprir a falta que a nossa presença em casa faz?Ou ainda, as nossas escolas estão realmente preocupadas em formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e colaborativos com o coletivo?Como começar e o que fazer para que a realização profissional ser mais importante que o status em nossa sociedade?Vale a pena parar para pensar?as idéias não são novas,a realidade é que permanece a mesma!
Grupo B do Pólo de São Leopoldo:
Aline LealCláudia CostaCristiane DielElizabete NetoGrasiela BirkIris DiasSheila de Oliveira
Primeira versão da síntese do texto:Educação, formação e trabalho (p. 27 a 44); MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.