SHEILA

segunda-feira, outubro 23, 2006

Atividade 5-ECS




Os três tipos puros de dominação legítima

Segundo Max weber a dominação é a obediência de alguns indivíduos em relação a outros. A submissão pode ocorrer por motivo de interesses ,por costume ou por afeto. Existem três tipos de dominação:

Dominação Legal: neste tipo de dominação obedece-se a uma regra ,qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto.A associação dominante é eleita e nomeada ,o quadro de funcionários é nomeado pelo senhor e os subordinados membros da associação.São características da dominação legal: a burocracia , a hierarquia de cargos ,disciplina do serviço. Este tipo de dominação esta presente na estrutura do estado e do município e em empresas capitalistas privadas, nas quais os dominados submetem-se às normas da empresa devido as condições do mercado de trabalho.

Dominação Tradicional: seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Quem ordena é o senhor ,e os que obedecem são os súditos .Obedece-se à pessoa pela tradição: por fidelidade. É impossível criar novo direito, o estatuto é valido para sempre pela tradição e sabedoria.O quadro administrativo é formado por familiares, parentes ou amigos pessoais.As características deste tipo de dominação são: fidelidade pessoal do servidor,falta do conceito de competência ,dependência pessoal do servidor .As relações familiares, onde o pai é o chefe , o soberano constituem uma célula reprodutora das relações tradicionais de domínio.

Dominação Carismática:
é baseada na devoção afetiva à pessoa do senhor e seus dotes sobrenaturais(carisma).O tipo que manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais. A administração carece de qualquer orientação dada por regras sejam elas estatuídas ou tradicionais.O domínio do líder esta baseado no êxito em relação aos seus “milagres”e “dons”.

Contextualizando em nosso tempo observamos que os Três tipos de dominação podem ser identificados nas relações sociais contemporâneas. Freqüentemente nos deparamos com relações de dominação ,o próprio funcionário público é um exemplo de dominação legal:alterações são feitas nos estatutos ,prejudicando os funcionários, mas como tudo é realizado de forma “legal”,temos que aceitá-las.
A dominação tradicional está presente nas relações políticas, no nepotismo,nos privilégios ,no jogo de interesses. Os funcionários nomeados para cargos de confiança são escolhidos, não por sua competência ,mas principalmente por sua fidelidade ao chefe;salvo algumas exceções .
A desigualdade social, as injustiças, a pobreza levam as pessoas a procurar soluções milagrosas para seus problemas. Desta forma ocorre a dominação carismática nas relações entre fiéis seguidores de algumas religiões e seus líderes, que prometem resolver suas dificuldades num passe de mágica.
Todos os três tipos de dominação cumprem o papel de assegurar a ordem e a perpetuação do poder.

1 Comments:

At 7:33 PM, Blogger Marlene Roloff said...

SHEILA!!!
Gostei do teu resumo sobre Max Weber principalmente na contextualização onde abordas bem os três tipos de dominação , quando citas o funcionário público
como classe dominadora, precisa aceitar pois vem de cima parabaixo.
Abraços, Marlene!

 

Postar um comentário

<< Home