SHEILA

terça-feira, dezembro 19, 2006

ECS11

A partir das visitas no site do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e da leitura do texto de A.J. Akkari observei que a trajetória da educação em nosso país revela as desigualdades educativas e estruturais entre ensino público e privado.
A LDB no seu Art.3º, garante não só , igualdade de condições e acesso e permanência na escola, como também o padrão de qualidade.No entanto ainda encontramos muitos problemas no sistema educativo brasileiro: a dificuldade de acesso à escola em algumas regiões do país, como no nordeste e no meio rural; a evasão escolar por alunos de baixa renda;a descentralização dos impostos prejudicando os estados mais necessitados;a precariedade de alguns estabelecimentos de ensino entre outros aspectos demonstram as falhas no sistema.
Causa espanto saber que o governo gasta mais para manter um jovemno sistema carcerário do que na escola. Além disso, a disparidade entre a rede pública e privada. A escola pública é freqüentada por alunos de classes populares, o salário dos professores é baixo,os professores chegam a trabalhar 60 horas para viver com um mínimo de dignidade.Desta forma a capacitação dos profissionais fica comprometida pela falta de tempo.Além destes aspectos o gasto que o estado tem com cada aluno é bem inferior aos dos pais de alunos de uma escola particular.
Já, a escola particular é freqüentada pela elite que faz comparações entre as duas redes com ares de superioridade,sem levar em consideração a origem social de seus públicos.
Uma questão bastante polêmica do ensino público diz respeito ao ensino superior.O ingresso nas universidades federais, através de vestibular por alunos que freqüentaram o ensino médio em escolas particulares prejudica os alunos vindos da escola pública; pela desigualdade das duas redes .É revoltante saber que os filhos da classe dominante, tendo plenas condições de pagar por esta formação, preenchem as vagas excluindo os alunos das classesmenos favorecidas.
O ProUni – Programa Universidade para todos vem amenizar o descontentamento da população concedendo bolsas de estudo integrais e parciais para alunos de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais em área específica,em instituições privadas de educação superior,em contrapartida o estado oferece isenção de alguns tributos aquelas que aderem.OBS.:O texto esta inacabado,pretendo retoma-lo.




2 Comments:

At 6:23 PM, Blogger Suelen Assunção said...

Olá querida Sheila!
A partir de agora estarei dando um apoio à interdisciplina ECS.
Portanto, estava dando uma olhada nas tuas atividades, e percebi que algumas lhe faltam: ECS10.
Não consegui encontrar tua primeira atividade (acho que isto deve-se a problemas de configuração do teu blog: deve estar configurado para mostrar 10 mensagens, ou menos. Então troque para o máximo que der --> assim conseguirei visualizar suas primeiras postagens).
Para qualquer coisa que precisares, será um imenso prazer auxiliá-la.
Estou em antendimento online todas as quintas-feiras das 18 às 19 hras.
Mil beijos.
Suelen - tutora da sede

 
At 6:54 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Sheila

Ainda é tempo de participar da ECS 10. Prorrogamos a possibilidade de recuperar esta atividade até o dia 12/01, porém é interessante começar já, pois é uma atividade que requer uma vivência no ambiente e interação com colegas.
Sobre o blog, não é necessário mexer na configuração. As postagens anteriores podem ser acessadas pelos arquivos.

Em relação à ECS 11, teu grupo está debatendo no forum e construindo em conjunto o texto final.

abraço e feliz 2007,
Suzana

 

Postar um comentário

<< Home