SHEILA

segunda-feira, janeiro 08, 2007

ECS-11 Políticas Educacionais (Relato final)

Grupo B:
Cláudia Costa
Cristiane Diel
Elisabete Neto
Grasiela Birk
Íris Dias
Sheila Oliveira
Zilma Vitória

A partir das visitas no site do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e da leitura do texto de A.J. Akkari observamos que a trajetória da educação em nosso país revela as desigualdades educativas e estruturais entre ensino público e privado.A LDB no seu Art.3º, garante não só , igualdade de condições e acesso e permanência na escola, como também o padrão de qualidade.No entanto ainda encontramos muitos problemas no sistema educativo brasileiro: a dificuldade de acesso à escola em algumas regiões do país, como no nordeste e no meio rural; a evasão escolar por alunos de baixa renda;a descentralização dos impostos prejudicando os estados mais necessitados;a precariedade de alguns estabelecimentos de ensino entre outros aspectos demonstram as falhas no sistema.
Causa espanto saber que o governo gasta mais para manter um jovem no sistema carcerário do que na escola. Além disso, existe grande disparidade entre a rede pública e privada. A escola pública é freqüentada por alunos de classes populares. Além destes aspectos o gasto que o estado tem com cada aluno é bem inferior aos dos pais de alunos de uma escola particular.Já, a escola particular é freqüentada pela elite que faz comparações entre as duas redes com ares de superioridade,sem levar em consideração a origem social de seus públicos. O sistema educativo brasileiro não é regido pela competição, mas pelo monopólio das escolas particulares sobre a qualidade.
É assustador perceber o quanto a desigualdade está se tornando parte do nosso dia a dia, e transformou-se algo tão natural que já convivemos com essa injustiça em todos os campos de nossa sociedade...Hoje nossa sociedade visa o TER e não o SER e quem acaba sofrendo com isso são as crianças. Também penso que todos deveriam ter a preocupação de formar seres humanos mais cultos e não somente nós professores.
Com certeza há muita gente desinteressada na cultura e na educação do povo, mas não podemos deixar de ter esperança de que existam políticos comprometidos com o futuro do nosso país e com a educação..Quanto aos professores, muitos reclamam de salário mas ganham até demais pro trabalho que realizam... talvez seja exatamente por isso que nossa classe é tão desvalorizada...Precisamos procurar nas escolas para achar professoras realmente interessadas em oferecer educação de qualidade... como as escolas particulares pagam mais, exigem mais e os pais COBREM O INVESTIMENTO om que contribui para que exista essa desigualdade tão grande entre o ensino público e o privado.
O fracasso da educação pública no Brasil deve-se também a má formação dos profissionais de educação, ao pouco incentivo para procurarem atualização e também aos baixos salários. Os professores chegam a trabalhar 60 horas para viverem com um mínimo de dignidade.Desta forma a capacitação dos profissionais fica comprometida pela falta de tempo.
Oferecer educação de qualidade e oportunidades iguais a todos é dar a chance dos pequenos crescerem. A quem isso interessa?Além disso, quanto mais culta a população for, mais refletirá sobre seus votos, governantes, etc... A quem isso interessa?
O poder aquisitivo é a maior causa da desigualdade social e educacional em nosso país. Aqueles que têm sua fortuna querem mantê-la, e para isso não é interessante que os outros (de menor renda) venham a competir com os seus filhos, netos, etc., para a elite dominante é mais interessante que a educação mantenha a ordem social. É revoltante saber que os filhos da classe dominante, tendo plenas condições de pagar por esta formação, preenchem as vagas excluindo os alunos das classes menos favorecidas. O ingresso nas universidades federais, através de vestibular por alunos que freqüentaram o ensino médio em escolas particulares prejudica os alunos vindos da escola pública; pela desigualdade das duas redes. O ProUni ? Programa Universidade para todos vem amenizar o descontentamento da população concedendo bolsas de estudo integrais e parciais para alunos de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais em área específica,em instituições privadas de educação superior,em contrapartida o estado oferece isenção de alguns tributos aquelas que aderem.
Portanto,para oferecer um ensino de qualidade para todos os alunos, inclusive os da rede pública, é preciso incentivo dos governantes e vontade de todos os professores. Precisamos formar estudantes conscientes, críticos e criativos, para atuarem em sociedade,para tanto, os professores também precisam estarem conscientes e comprometidos com sua profissão. Paulo Freire aborda esta questão em seu livro "Pedagogia da Autonomia", explica que o educador consciente das injustiças e desigualdades sociais, com uma prática político-pedagógica é capaz de incentivar os alunos a fazer uma análise crítica da situação e a intervir no mundo para que ocorram mudanças.Não podemos ficar de braços cruzados diante do descaso com o a educação pública em nosso país.