SHEILA

domingo, outubro 08, 2006

Atividade 3-Questinário Émile Durkeim


1 . Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

A definição de Stuart Mill para a educação é muito ampla e confusa, pois envolve fatos diversos.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A definição de Kant que diz que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição que ele seja capaz,ou seja ,é o desenvolvimento de todas as faculdades humanas .

A definição de Jamis Mill que diz que a educação tem por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seus semelhantes.

Em relação a Kant, Durkheim diz que essa teoria se acha em contradição com outra regra da conduta humana ,aquela que nos obriga a realizar uma tarefa restrita e específica ,pois o homem tem difrentes aptidões. Já , em relação a Jamis Mill ele afirma que tal conceito deixa indeterminado o fim da educação ,pois a felicidade é coisa essencialmente subjetiva.As duas teorias partem do postulado de que há uma educaçãon ideal perfeita apropriada a todos os homens .,mas isso não é verdade pois a educação tem variado com o tempo e o meio.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para Durkeim educação é a ação que os adultos exercem sobre as crianças e adolecentes.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Os fatos que levam cada sociedade a fazer o homem certo ideal são o lugar e o tempo em que tal sociedade vive, pois de acordo com o momento de seu desenvolvimento terá certos objetivos e utilizará de certos meios para atingi-los , possuindo a cada momento um tipo regulador de educação , ao qual os indivíduos são obrigados a se conformar,uma vez que queiram conviver harmoniosamente com seus contemporâneos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Primeiro um certo um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros. Segundo certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, o fim da educação seria construir um ser social em cada um de nós, a partir de um sistema de idéias,sentimentos e hábitos coletivos , que não fazem parte da nossa personalidade, mas do grupo ou dos grupos diferentes a que fizemos parte.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

“Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si mesmo” É desta forma que a ação coletiva, por intermédio da educação, edifica em cada um de nós o que há de melhor no homem , pois nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos , nos ensina dominar as paixões,os instintos,nos leva a buscar fins mais elevados. Além disso, na sociedade e por ela, é que o aproveitamento de experiência se torna possível , como a ciência é obra coletiva, assim o legado de cada geração pode ser conservado e acrescido para o bem de todos.

1 Comments:

At 10:36 PM, Blogger Messias Rocha de Oliveira said...

Oww Sheila, sou academico de Sociologia na UFMT e seu material contrtibuiu para afirmação de estudos que fiz em casa para uma prova ferrenha essa semana.

Parabéns pelo bom trabalho.

 

Postar um comentário

<< Home